top of page

mapas

mapas
Mapas elaborados para a consultoria com determinações das portarias, do planejamento urbano, metropolitano, ambiental, do patrimônio cultural, das infraestruturas, da paisagem,... Monitorar, medir, mapear, socializar e difundir a informação tem hoje um apoio fundamental nas TIC, nos SIG, nas redes sociais e nos telefones celulares. Tendo a infraestrutura, o importante hoje é criar conhecimento para que seja aplicado nos diversos planos e estratégias.

Na verdade, o que importa é como transformar dados em conhecimento e para isso devemos criar redes, ou sistemas, donde a produção e a recepção da informação estejam descentralizadas e só a análise e o controle, a edição, em mãos dos órgãos gestores.

Componentes da Rede de Conhecimento das Paisagens Cariocas.

1. A Rede de Conhecimento terá como objetivo a ampliação do conhecimento taxonômico, cultural, histórico, paisagístico e etnográfico das Paisagens Culturais para isso serão desenvolvidos projetos específicos como:

  • Capacitação de recursos humanos em taxonomia, atividades correlatas e áreas afins;

  • Melhoria das condições de infraestrutura tecnológica (IDE PARCAR) e pesquisa das coleções zoológicas, botânicas e microbiológicas (junto ao JBRJ e o ICMBio).

  • Projetos de Pesquisa junto com as universidades e entidades (fundações, laboratórios, institutos...) locais.

  • Enquetes e encontros para incrementar a participação pública na gestão.

2. As atividades deverão resultar em acervos mais bem gerenciados, é num quadro de recursos humanos mais fortalecido.

3. Haverá um fortalecimento da pesquisa básica e aplicada, possibilitando o aumento do reconhecimento quanto à capacidade científica e tecnológica das universidades que já trabalham no âmbito do Plano, sensibilizando de forma mais efetiva aos técnicos e a opinião pública.

4. A ampliação da base de conhecimento sobre biodiversidade a paisagem e a diversidade, cultural e ambiental, envolve as seguintes atividades:

  • Melhoria da qualidade aos dados dos acervos culturais e patrimoniais;

  • Produção e integração de dados sobre espécies[i] conhecimento das correntes tróficas e dos ecossistemas (estruturados por morfotipos).

  • Indução de pesquisa básica ou aplicada em áreas ou grupos temáticos de interesse para os objetivos do Plano[ii];

  • Repatriação de informação sobre a biodiversidade, a botânica, o clima, o território ou o planejamento.

5. A biblioteca digital do Centro Operacional terá como objetivo centralizar o conhecimento e as pesquisas sobre as diferentes paisagens cariocas e especialmente sobre as áreas incorporadas numa primeira fase nesta proposta: Jardim Botânico, Floresta da Tijuca (e Joa – Joatinga), Jacarepaguá e as paisagens cariocas declaradas Patrimônio da Humanidade.

 

[i] Caraterísticas, comportamentos, relações com habitats e espécies de fauna, ou com otras espécies de flora. Conhecimento das correntes tróficas e dos ecossistemas também sociais e económicos, não só ambientais, que convivem nas paisagens cariocas.

[ii] Como as metodologias taxonômicas da paisagem, das plantas, dos tipos arquitetônicos, das relações ecossistêmicas, biodiversidade, controle de riscos,... ou outras hoje insuficientemente estudadas.

Mapas
Imgs maps
¿Necesitas más información? Contáctanos

Estamos aquí para asistirte. Llámanos o escríbenos un email o contáctanos mediante nuestros canales sociales.

bottom of page